Injeções neuromoduladoras de toxina botulínica tipo A podem melhorar linhas de expressão, rugas profundas entre as sobrancelhas, perto do nariz, na testa e nos cantos dos olhos (pés de galinha). Esse tratamento também previne de se formem novas rugas.
A toxina é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável. O tratamento é bem tolerado, rápido e a recuperação é mínima. Resultados da aplicação se iniciam cerca de dois a três dias após a aplicação, podendo-se observar aparecimento mais tardio em cinco a sete dias.
O efeito da toxina no músculo perdura por cerca de três a quatro meses até que desaparece gradativamente e a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer, dessa forma, as aplicações passam a durar mais tempo.
Alguns efeitos colaterais permanecem por cerca de três a sete dias após o procedimento.
Existem no mercado várias marcas da toxina como o Botox®, Dysport®, Prosigne®, Xeomin® e Botulift®.
Outras indicações do uso da toxina são para o tratamento da transpiração excessiva das axilas ou nas palmas das mãos e plantas dos pés, além da correção de assimetrias faciais e blefaroespasmo.